Este é um Novo Espaço Aberto a todos sobre o Concelho de Estremoz na Internet.

Envie o seu Texto com a sua contribuição, colaboração ou intervenção para o e-mail: etz@sapo.pt

Pode estar certo que o assunto que apresentar será devidamente apreciado e tratado.

Todos os comentários, sugestões, opiniões, pareceres, etc. serão bem vindos.

>Complementos ao Blog: ESTREMOZ - O Futuro é Hoje

Informação sobre os Eventos a decorrer no Concelho de Estremoz em ETZ (Eventos) espaço de regresso com actualização regular
Domingo, 11 de Junho de 2006

Visões do Futuro

"O futuro ao fundo do túnel", é um artigo de Isabel Stilwell, cuja aplicação à situação do Concelho de Estremoz, é tão evidente que consideramos importante a sua inserção neste espaço. E assim dar um passo no sentido de "Descobrir como construir o futuro".

Repare-se:

«Não é necessário ser vidente para prever o futuro.

O que é necessário é uma consciência atenta ao presente, tão atenta que permita perceber em que direcção se dará o passo seguinte, tão atenta que permita entender o que já está escrito nas entrelinhas, mas em que ainda mais ninguém reparou. Ou a que não soube atribuir o verdadeiro significado.

Para se perceber o futuro, dizem os entendidos, é fundamental conhecer o passado. Porque, por muitos avanços tecnológicos que se façam, por muitas voltas que o mundo dê sobre os seus eixos, a verdade é que os protagonistas deste jogo que há milhares de anos se disputa sobre o planeta Terra são intrinsecamente os mesmos. Os seus comportamentos mais básicos, os seus instintos mais fundamentais, podem assumir outras formas aparentes, mas acabam por se manifestar sempre, sobretudo quando as condições se extremam. Quantas vezes julgamos novos fenómenos tão antigos como a pedofilia, ou fazemos juízos de valor incapazes de destrinçar o que é natural, ou genético, como agora se diz, do que é adquirido, tomando a moral vigente no nosso cantinho do mundo, criada por contingências locais, como universal e divina. E através da qual insistimos em interpretar tudo o que se passa nos nossos antípodas - para nos enganarmos redondamente, está bom de ver.

Só a História nos dá uma noção do tempo que a medida das nossas vidas não nos permite facilmente alcançar, e só o tempo permite distinguir o acessório do fundamental. Avaliamos tudo pela medida da nossa longevidade, e da dos nossos pais ou filhos, mas temos uma dificuldade imensa em formatar o nosso relógio mental a biliões de anos. E é por isso que imaginamos dinossauros a caminhar entre prédios, e. quando apanhamos dois verões de chuva de seguida nos apressamos a jurar que o clima mudou, quando qualquer cientista sabe que são precisas avaliações rigorosas e continuadas durante séculos a fio para tirar a mais pequena das conclusões. Enquanto abrimos a boca de horror e espanto perante um tsunami, há quem se pergunte se não foi isso mesmo que viveu Noé, e a sua arca, nos longínquos tempos do Antigo Testamento...

Por isso é assim mesmo: prever o futuro é conhecer o passado e juntá-lo à observação atenta do presente, e somar alhos com bugalhos, com a consciência perfeita de que não há compartimentos estanques, e que tudo o que fazemos está ligado a tudo. Ou seja, já ninguém se atreve a fazer previsões económicas ou políticas sem saber o que se passa no mundo dos afectos, nem se analisam riscos rodoviários sem pedir o parecer a um psicólogo, nem se fazem projectos para amanhã sem procurar conhecer o que o clima nos reserva. Vá virando as páginas e encontrará o puzzle do futuro. Depois é só encaixar as peças para conseguir o retrato mais completo do que está para lá do fundo do túnel.»

Fonte: Isabel Stilwell, na revista Notícias Magazine (recolha)

publicado por Estremoz às 00:00

link do post | comentar | favorito
|

>Acessos desde data de abertura (2006-06-06)

www.servicont.com

>E-mail

etz@sapo.pt

>Posts recentes

> Escola Secundária Rainha ...

> Castelo de Évoramonte 700...

> Centro Ciência Viva de Es...

> Rádio Despertar a Voz de ...

> Jornal Brados do Alentejo

> Portal Oficial de Estremo...

> DE REGRESSO

> Blog Pessoal

> Mais um Blog

> Blog de regresso

> Espaço de Debate

> Filatelia de estremocense

> E o desporto continua

> Um Site sobre desporto

> Um Site Cultural

> A Cidade de Estremoz

> Site de Associação

> Um Site Oficial

> Voltamos aos Sites

> Espaço Aberto

> Blog de Eventos

> Um Blog que muda

> Mais um Blog recente

> Blog de textos

> Blog de personalidades

> Alentejanices e Estremoz

> Arquitectura em Estremoz

> Blog recente

> Estremoz em particular

> Blog Social

> Mais Blogs em Freguesias

> Mais Blogs nas Freguesias

> Blogs nas Freguesias

> Blogs no Desporto II

> Blogs no Desporto

> Blog Interessante

> Blog Premiado

> Blog Sindical

> E os Blogs continuam

> Mais um Blog

>Arquivos

> Outubro 2009

> Setembro 2006

> Agosto 2006

> Julho 2006

> Junho 2006

>Links de:

blogs SAPO